Mirante

28/fev/2008

Este espaço, aberto à contribuição de todos os colaboradores e amigos da Revan, vem substituir a “Coluna do editor” e, tal como tinha esta, tem a ambição de proporcionar um suplemento de informação de boa qualidade para interessados em assuntos políticos e culturais.

Sua inauguração coincide com um evento que se tornou foco de grande atenção da mídia no mundo inteiro: a renúncia formal de Fidel Castro, dia 19, aos postos de comando executivo no governo cubano. Este será portanto o tema de toda nossa primeira edição.

A carta de renúncia é, lógico, o primeiro material a ser divulgado, na versão em português divulgada pelo jornal Granma. Em www.granma.cu aos interessados na versão original.

Em sua carta, Fidel Castro faz menção carinhosa a Oscar Niemeyer, a quem cita como exemplo de coerência. A imprensa brasileira e internacional imediatamente fez cerco em torno do arquiteto e homem público, para ouvi-lo. A Folha Online pôs no ar no mesmo dia 19 a gravação de uma bela e comovida fala de Niemeyer, que aqui reproduzimos. A relação amistosa entre Fidel e Oscar Niemeyer pode ser vista no livro “O ser e a vida”, do arquiteto, em que o líder cubano escreveu a carta que abre o livro.

Em seu retiro, onde se recupera das operações a que foi submetido, Fidel Castro dará continuidade ao trabalho de observador da cena internacional, a partir do qual vem há meses publicando “Reflexões” nos jornais cubanos. A última delas produziu um perfil rico e profundo de McCain, o candidato republicano às eleições no Estados Unidos, que aqui reproduzimos, na versão em português divulgada por Granma, assim como no original.

Por último, queremos lembrar que a Revan publicou a mais documentada e atualizada biografia de Fidel Castro, de autoria de Claudia Furiati. Uma informação detalhada e numerosas resenhas de imprensa sobre a obra pode ser encontrada clicando na imagem da capa, abaixo.